Planejando seu casamento


A preparação do Casamento e um momento delicioso na vida da noiva, mas ao mesmo tempo, sabemos como é complicado manter tudo organizado quando temos tantos detalhes para nos preocupar. 
Pensando nisso, preparamos um guia de planejamento especialmente para vocês não se perderem na preparão do grande dia!

Clique na imagem para salvar e imprimir 


12 meses antes
Festa de noivado: vocês ficaram noivos e nada mais natural que comemorar com familiares e amigos essa decisão tão importante na vida do casal!

Escolha do local : seja igreja, sitio, salão de festa o importante e escolher a dara e fechar o quanto antes o espaço do seu casamento.

Lista de convidados: Comece a fazer um rascunho de lista de convidados preliminar coloque todos mundo que acha que deve, sem destinção (ainda) de nivel de amizade, parentesco, afinidade. Essa primeira lista é importante para vocês terem um parâmetro, um número para iniciar pedidos de orçamento para próxima etapa.

10 meses antes
Pesquisa de referências: essa e a hora de sugar o maior número de referências que puder! revistas, sites, blogs tudo esta valendo. Na minha época prefiri abrir uma pasta no meu pc e salvava as referências por pasta como decoração, vestido, cabelo, fotografia (sim! Eu salvava estilo de fotos que queria para meu casamento para não esquecer de mostrar ao fotógrafo as fotos que queria em meu album confira o post que falo mais sobre isso aqui), tutoriais, bolo e  etc..

Escolha de fornecedores: verifique todos os fornecedores de decoração, buffet, fotografia, filmagem, música, convite, bolo, lembranças e faça uma pesquisa de mercado com pelo menos 3 fornecedores de cada setor (essa e uma ótima maneira para economizar) com três orçamentos em mãos avalie os preço e qualidade credibilidade e afinidade com o fornecedor antes de fechar.

Fotos de noivado: Eu sou fã de carteirinha das e-session ou fotos de noivado, que são as fotos  com roupas mais descontraídas e geralmente em cernários ao ar livre ou estudio. No meu caso preferi fazer uma e-session no lugar de fotos pos casamento, pois não queria gastar novamente com cabelo e maquiagem além de não ser muito meu estilo.. 

08 meses antes
Convide seus padrinhos:Acho bacana elaborar um jantar íntimo, simples mais bacana para fazer um convite mais formal aos padrinhos, tenho certeza que eles irão adorar e se sentir especiais!

Escolha sua lua de mel: Reserve esse período para ir pesquisando os preços e lugares que deseja ir, quanto antes fechar o pacote melhor e mais barato!

Confirme lista de convidados: Pegue o rascunho que você fez a dois meses atrás e reavalie quais dessas pessoas você manteve contato no último mês (ex: aquela amiga da faculdade que nunca mais encontrou .. não precisa ir no seu casamento.) e reveja toda a lista, o critério se não teve nenhum tipo de contato nos últimos 2 meses, não precisa entrar na sua lista.. assim você economiza e convida quem realmente faz parte da vida de vocês!

06 meses antes 
Escolha do vestido: essa data pode variar para antes (caso de vestido feito sob medida, ou importado), geralmente esse período e uma data segura para escolher com calma que estilo, preço combinam mais com você. O importante é pesquisar o maior número de referências e não ter preconceito, pois o vestido no cabide que você não dá nada, pode ficar lindo no seu corpo!

Escolha do bolo: Com referências em mão você já tem uma ideia do que quer, agora e tempo de pesquisar fornecedores, agendar degustações escolher os sabores e fechar contrato!

Preparativos para casa nova: Se já tem um pedacinho de chão para chamar de seu, comece a pensar nos itens de decoração para sua casa. Se não tem uma casa ainda comece a pesquisar regiões e valores de aluguel/compra de onde quer morar! Sempre bom pesquisar com calma a moradia que será a primeira de uma vida a dois!

04 meses antes
save the date: Hora de mandar o famoso SAVE THE DATE do seu casamento para que seus convidados possam reservar suas agendas para seu grande dia! Não precisa ser nada caro ou trabalhoso. Adoro da ideia de imã de geladeira ou calendário pois e algo que as pessoas sempre estarão olhando hehe.

Finalize contratação de fornecedores: Com planilha em mãos, reveja quais os fornecedores estão fechados e quais ainda precisam ser fechados, agora é hora de fechar todos os contratos para não ter stress depois.
Traje do noivo: Hora de dar a devida atenção ao seu amor! Lembre a ele que chegou a hora de escolher seu traje. No meu caso fui com ele ajudar a escolher, mas se ele quiser fazer surpresa peça a algum parente ou amigo para ir junto, pois mediante a tantas opções ele pode ficar indeciso ehehe

02 meses antes
Requerimento do casamento civil : Chegou a hora de fazer formalizar a união dos dois perante aos homens! De 60 a 45 dias é o que geralmente é solicitado pelo o cartório para fazer solicitação. vá até o cartório mais próximo da sua casa e faça a solicitação e super rápido, mas não é barato a partir de R$353,75 (estado de SP).

Faça lista de presentes: pouco antes de enviar os convites escolha as lojas que deseja colocar a lista de presentes, escolha uma virtual (para parentes distantes) e uma com loja física para as pessoas que gostam de ir pessoalmente escolher o presente. O ideal é escolher lugares que disponibilizem entrega em casa e sem custo!

Envio convites: Chegou a hora de enviar os convites! Tarefa trabalhosa para os noivos que gostam de entregar pessoalmente, para facilitar o trabalho tente dividir por seguimento: familia, amigos, trabalho, faculdade e tente distribuir todos os convites no mesmo mes. dica: veja se consiga marcar encontros com esses grupos como almoço com amigos da faculdade, happy hour com amigos, almoco de domingo com familia.. assim voces evitam de ter que ir de porta em porta para entregar os convites :)


01 mes antes
Transporte da noiva: Se voce não faz questão de limousine ou carro alugado e quer economizar, veja com um parente ou amigo que tenha um carro mais bacana (pois parte do carro sairá nas fotos) se ele pode fazer o trajeto até a igreja e depois para a recepção ou festa (caso tenha). Além de economia voce tem alguém conhecido por perto nos momentos antes da cerimonia que são muitas de ansiedade.

Chá de panela: Chegaram as temporadas das comemorações, daqui para frente será só alegria.. chá de panela é mais um momento para comemorar com amigos e familiares e ainda montar sua cozinha :)

Degutação final buffet: Se possível, veja com o buffet se consiga fazer uma última degustação com um mês antes para ter certeza da qualidade do que foi contratado para dar tempo de fazer alguma modificaçao se precisar.

2 semanas antes
Reunião com fotógrafo: Reunião rápida para discutirem suas referências e as fotos que gostaria que não faltassem em seu álbum.. como algumas poses com seu noivo,  amigos, detalhe de decoração etc. dica: para não se perder, faça uma lista escrita ou apanhado de fotos referência e entregue para ele.

Cha de lingerie: Mais uma boa comemoracao com amigas passando o tempo se divertindo e de quebra renovar o guarda roupa intimo!

Despedida de solteiro: também é chegada hora do noivo comemorar com os amigos mas lembre a ele de não ultrapassar limites.. o ideal nesse momento seria os dois conversarem e chegarem a um acordo no que é permitido ou não em ambas as festas, para evitar futuras brigas antes do casamento.

01 semana antes
Lista de musicas para festa:  Entregue lista de musicas para seu DJ que não podem faltar em sua festa, especialmente as músicas que fazem parte da vida do casal. se for banda aproveite para revisar o repertório contratado!

Retoque de beleza: Reserve essa semana para dar atenção a VOCÊ, ja se preocupou demais com preparativos, concentre-se em seus rituais de beleza: pele, cabelo, ótimo momento para retocar a raiz, fazer reflexo etc..

Prova final vestido: momento ideal para última prova, pois em uma semana não há mudanças drásticas no seu corpo. E com os devidos ajustes feito nessa semana, seu vestido cairá como uma luva! 

48 horas antes
Escreva seus votos: novamente depende de você, no meu caso 48h foi tempo suficiente para pensar o que queria dizer.. escolhi uma poesia da Alice Ruiz para declamar.. mas se quiser pode começar antes, o importante é ter um momento com calma para ouvir sua alma escrever para seu amor!

Embrulhar lembranças pais e padrinhos: Um mimo em sinal de gratidão para pais e padrinhos em agradecimento é sempre elegante e de bom grado.

01 dia antes
Jantar com familiares: Reserve um dia antes para relaxar e comemorar de forma íntima com familiares esse momento tão importante em suas vidas!

Presentes pais e padrinhos: Aproveite o jantar para entregar as lembranças ou se quiser pode entregar os mimos no dia do casamento.

No dia
Case e seja feliz para sempre: Chegou o grande dia e tenho certeza que nem viu passar de tão rápido! O importante agora e não se preocupar, pois você seguiu o guia e tudo estará perfeito! Se concentre no momento, aproveite cada segundo e seja FELIZ!


Como próprio nome já diz é um guia com o básico para se manter em dia o cronograma do casamento. Esse cronograma pode variar um pouco com acordo com necessidade de cada casal, mas o principal é te ajudar passar por esse período sem stress e curtir ao máximo, pois esse momento  passa mais rápido do que você pensa!
Sinta-se a vontade para imprimir, comentar e compartilhar!