DIY como encapar caderno com tecido



Olá pessoal, hoje o blog traz uma opção bem fácil para quem quer deixar com sua cara um caderno ou agenda do dia-a-dia. Esse turorial se aplica a cadernos de qualquer tamanho por esse motivo não colocarei medidas exatas dos tecidos, ok?

Então vamos ao material:


Passo 01: Com os tecidos escolhidos e separados, pegue o caderno aberto como referência e coloque o tecido escolhido para capa sob a capa. Ele deve estar centralizado de tal maneira que fique uma margem de 1cm em cada lado em relaçao a capa do caderno (essa margem é necessária para fazer o emcapamento).



    Passo 02: Com ajuda de um pincel ou rolo passe termolina leitosa sobre todos os 2 tecidos para hipermeabiliza-los (isso ajudará na durabilidade e limpeza do seu caderno). Não se preocupe, apesar da termolina ter a cor branca, ao secar, ela ficará transparente.


Passo 03: Ao terminar de passar a termolina, coloque-os para secar, deve demorar uns 10 a 15 min. depois de secos você perceberá que os tecidos estarão encorpados, mais durinhos como um papel. 



Passo 04: Com os tecidos hirpermeabilizados, separe-os e comece a passar cola na capa de seu caderno.



Passo 05: Vire o caderno e coloque-o sobre o tecido (lembrando que se deve centralizar o tecido com margem de 1cm em cada lado do caderno), faça 04 cortes nas quinas do tecido como na figura, passe cola nas quinas, dobre e cole-as nas quinas da capa do caderno.

.


Passo 06: Após colar as 04 quinas, passe cola nas laterais e cole-as. Com a tesoura faça 02 cortes( em cima e em baixo) vertical no centro próximo ao miolo do caderno.



Passo 07: Com dos dois cortes verticais feitos, passe o restante de cola nas parte superiores e inferiores, dobre e cole como figura.


Passo 08: Com todas as abas coladas, é hora de colocar a parte interna da capa. Corte dois pedaços iguais (capa e contra capa) esses pedaços devem 0,5cm menor do que a capa em cada lado. Uma vez feito, passe cola na parte interna da capa e cole tecido como na figura. Faça isso nas duas partes internas.


E pronto! Seu caderno está finalizado e de cara nova, pronto para ser usado. 

Espero que tenham gostado, que animem de fazer o projeto e depois me contem como ficou, ok?

Crédito fotos: Blog Noiva Prendada.